Sou Marcio S Galli, empreendedor e diretor da Taboca Artwork, uma boutique de marketing. O que fazemos? Criamos campanhas de marketing diferenciadas, que estão alinhadas com valores e intencionadas para criar uma marca forte. Pensamos na experiência como um todo, não fazendo das campanhas algo emergencial. Pensamos que as campanhas são momentos de construção.
Gostaria de lhes apresentar um projeto/campanha intitulado “Tour na Itália”, uma campanha de média/longa duração cujo objetivo envolve a valorização do cliente fã, em primeiro lugar. Em segundo lugar, a fidelização do novo cliente. E em terceiro lugar, a disseminação da marca de forma valorosa. Vamos lá, ver um pouco sobre a proposta?
Mais nos envolvemos com marketing, aquele marketing diário. Na busca por resultados executamos mais ações de comunicação, mais atividades como promoções nos canais de marketing online e plataformas. Fazemos isso, porque lutamos pelo cliente. Atual e novo. Estamos cientes de uma certa complicação: que não as chamamos de “campanhas de marketing” em primeiro lugar. E que seguimos muito do que a competição faz - assim como modelos de comunicação enviesados pelas próprias plataformas - por exemplo, quando nossas campanhas tornam-se essencialmente “promoções", tipo “duas pizzas por uma”. Avançamos assim - não que a sua/você faça exatamente isso. Mas este é o referencial sobre o movimento, a situação, a complicação.
O problema não é o nosso desinteresse sobre novas ideias, outros caminhos, campanhas de marketing diferentes. Temos sim, um interesse real. E até muitas ideias que vêm e vão. Mas essencialmente o que mudou é que encontramos apoio, como o apoio para levar adiante campanhas em marketing seguras, objetivas, eficientes e saudáveis para nossos clientes e o negócio como um todo.
A boa pizzaria, que tem fãs e quer continuar conquistando, tem fome por soluções de marketing que sejam simples, seguras e encantadoras. A verdadeira pizzaria, valoriza campanhas valorosas, para seus colaboradores e seus clientes. Valorosas também para a cultura, para a cidade, para o Brasil e para o mundo, como a Itália. Essa proposta segue essa direção:
Desta forma, nossa campanha foi estruturada com 3 pilares. Os dois primeiros, para reconectar a marca com os dois níveis de clientes - clientes fãs e clientes novos. Além disso, a campanha cria uma experiência - para todos nós - que acima de tudo valoriza aquele momento, especial, a refeição, uma pizza, uma cultura, seus valores, qualidade, ingredientes frescos. Isso é a Itália.
O fã - Nossa campanha reconhece o fã, o cliente conquistado, que não é estático. Ela ou ele merece saber que você o conhece. É possível surpreender o fã? Não tente surpreender o fã, você sabe. Preferimos reafirmar o compromisso, mostrar quem somos. Tour na Itália, reafirma, isso, por 26 semanas: Cada caixa, uma semana, cada semana, uma experiência. Mas longe daquele ritmo tipo 26 promoções gritantes em seus ouvidos. O cliente fã percebe diferente.
O novo - O que faz o fã? Seria sobre provar uma única vez? Como amor a primeira vista? Sim. Ou melhor, era, infelizmente. Se não fossem essas distrações, tanto ruído, seria como um dia foi, amor à primeira vista. Não mudamos, é lógico. Só estamos mais distraídos. Ele ou ela pode adorar, sabemos. Mas ele ou ela quase afogando em um mar de ruído e tantas promoções, acabam se distraindo sobre aquele possível amor especial. Desta forma, reafirmamos uma experiência visual sensorial que os convidam. Tour na Itália dá essa chance, para o novo cliente.
O momento - Sabemos que estamos acelerados, no ritmo frenético. Sabemos que a hora da refeição está acelerada, também com muito barulho, bem nas nossas mesas. Sim, a pizza quentinha chega - e dá o que falar - isso é bom. Mas também faz bem um bom tema, na mesa. Um tema bonito, calmo, alegre, cheio de vida. O tema sobre a Itália é isso. Estamos comendo tão rápido, não é mesmo? Que esquecemos sobre essa cultura que, hoje, é do mundo. Tour na Itália traz esse bom tema para a mesa. Um tema que envolve qualidade, sobre ingredientes frescos, sobre amor, sabor, arte e cultura. Neste sentido, agrega e alegra, naquela hora que merece. Transformando-o ou resgatando-o, marca o momento. A mesa percebe algo a mais, algo especial. Com a sua marca lá, junto. Sua marca, que carrega o tema, é sua marca sendo falada. Sua marca, lembrada. De um jeito especial.
Para concluir, quero que saibam que essa campanha foi criada a partir de um referencial que você conhece. Você. E sua equipe. Foram vocês que criaram tudo, até agora. Foram vocês, que trilharam este caminho. Essa campanha e essa proposta, agora em suas mãos, merece você.
Atenciosamente,
Marcio S Galli, 9 de Abril de 2025, Taboca ArtworK https://www.taboca.com.br