Startup ecosystem / entrepreneurs depends on the startup ecosystem - reflecting about the realities of startup ecosystems

Reference

  • Reference meeting: "a06-160 — writing — marcio — aspiring founder series — startup ecosystem realities — b52d8fee-54b7-4797-82d5-cf808e824d1c"
  • Original context meeting: "Anotações pessoais do Taboca em 19 de maio de 2016, How to Start a Startup in Ribeirao Preto."
  • Parent project: Startup ecosystem
  • Participants: Marcio S Galli
  • Text language: pt-br
  • Tags: Startup ecosystem, Nirav Tolia, Raulo Ferraz, market, mercado, realidades
  • Document status: Copyright, draft.
  • Organization document:

Reflexões a nível de ecosistema de startups

Nirav Tolia CEO do Nextdoor.com

Observações sobre as lições das crises que ele passou no vale. No minuto 17, Nirav, empreendedor do Nextdoor, conta a sua história de ter feito empresas que sobreviveram o "boom" e o "bust". O boom, ou bolha, nasceu a partir do efeito bolha (ponto.com) ou Dot-bom boom mas serve de parâmetro para a entendimento sobre ciclos de expansão e contração econômicos. Nirav fez empresas que cresceram, com o boom, mas que também souberam sobreviver, no bust. A partir do minuto 17 você poderá conferir o depoimento; mas recomendo voltar no vídeo e ver tudo.

Por uma colaboração mais rápida, dinâmica e sem entraves no ecossistema

Durante o evento intitulado How to Start a Startup in Ribeirao Preto, eu achei fenomenal que o empreendedor Raulo Ferraz, do Hippo Drs, comentou sobre fatores relevantes que impulsionam os ecossistemas de empreendedorismo — especificamente trouxe o assunto do acesso e velocidade da colaboração. Ele indicou um exemplo, apontando que nossa cultura local ainda precisa entender como responder mais ativamente nestes pontos. Na mesma seção, Marcio Campos, da PagPop não só reconheceu a questão como também deu o exemplo, e indicou que o próprio Raulo pediu uma reunião com ele e eles marcaram ela tipo "para a próxima semana" ou "senão nessa mesmo".

Esses pontos são interessantes e reais características de verdadeiros ecossitemas. Em A Conceptual Framework for Software Startup Ecosystems: the case of Israel, os autores indicam que empreendeores e profissionais de Israel reconhecem um sistema, ou rede cultural, de troca de ideias (network culture of freely exchanging ideas). Neste artigo, um CTO indicou que Connections are free in Israel. Em outro caso, empreendedores indicam como foi simples chegar até o pessoal do Waze para obter ideias sobre como fazer uma infraestrutura escalável.

Marcio é um empreendedor com interesse em inovação, empreendedorismo, cultura e gestão. Formado em ciências da computação, Marcio fez seu estágio de graduação no Vale do Silício em uma das empresas que marcaram a história da Internet (Netscape Communications). Posteriormente mudou-se para o Vale do Silício trabalhando para Netscape / America Online, Yahoo! e posteriormente ao voltar ao Brasil, para a Mozilla Corporation (criadores do navegador Firefox). Antes de se tornar empreendedor e consultor, Marcio pode colaborar com vários departamentos como marketing, inovação, engenharia e em times de documentação e evangelismo. Se tornou autor de patentes internacionais e gosta de estudar e escrever para os futuros empreendedores e gestores. Marcio é apaixonado por comunicação, negócios, tecnologia e cultura. Alguns dos seus livros preferidos são High Output Management, Conscious Business, The Hard Things about Hard Things, Maslow on Management, The Startup of You, The Alliance, Zero to One, dentre outros.

Made with ❤ by Marcio and ReSite