Essa campanha é sobre "pedir avaliações online". Conheça a campanha que fizemos para a Dé&Dry Store, de Ribeirão Preto, SP. Pedir avaliações é um assunto que merece uma reflexão menos acelerada. Nessa campanha, celebramos o que chamamos de "ritual do feedback". Isso mesmo, não é só sobre pedir "5 estrelas". O que queremos é um trabalho e uma comunicação "nota 10". Neste sentido, buscar avaliações é um assunto sobre melhorar seu trabalho, seu serviço, sua marca. E fazer isso, junto com seus colaboradores.
Então vamos por partes, começando pelo básico e reconhecendo que avaliações importam.
Era aquele antigo "boca a boca", sabemos. Mas agora, também sabemos, muita coisa está no digital. Nosso cliente, a Dé&Dry Store, também sabe disso. Uma coisa, sobre o Google Maps, é mostrar a localização da loja. Mas mais do que isso, elas sabem também que a presença no Google Maps traz uma percepção sobre as avaliações dos usuários. É por isso que a Dé&Dry Store já começou uma campanha sobre o assunto - e já tem suas primeiras avaliações.
Se por um lado ter avaliações é bom, por outro devemos nos perguntar "de onde vêm as avaliações?" As avaliações feitas na plataforma Google - Google Maps ou Google Meu Negócio - são deixadas por usuários registrados na plataforma. Em outras palavras, só usuário que já utiliza do Google Maps, deixar uma avaliação:
Com isso dito, podemos e devemos nos perguntar se podemos ou devemos pedir para as pessoas.
Existem muitas razões sobre crescer o número de avaliações. É uma ideia que faz sentido, de certa forma. Podemos pensar que só aqueles que fazem um bom serviço terão coragem para pedir. Mas sobre esse assunto, é preciso ter consciência assim como conscientizar - no sentido de educar - nossos clientes, uma vez que muitos nem mesmo sabem que estão deixando uma avaliação pública.
Idealizamos um "display" para ficar na loja. Neste caso fizemos assim por algumas razões. Porque é mais suave, indireto. Mas também para carregar - de cara - aquele lembrete de que trata-se de uma avaliação pública.
E é lógico, que lá na hora, elas sabem o momento correto de pedir, ou melhor sobre quando pedir. Sim, porque só quem está lá sabe reconhecer a hora certa ou momento do cliente fã. Isso varia muito de negócio para negócio e pode ser feito de muitas formas. Mas é isso, o "display" foi um primeiro passo que diz, acima de tudo, que o assunto é importante.
Da mesma forma deixamos mais abertura para essa ideia. Por quê não no "bio site" oficial da loja? Seguimos assim, sim, mas você observará uma lógica consciente também. Veja que a mensagem é também sobre feedback. É isso mesmo, porque o que o time quer - no final do dia - é só continuar servindo bem, com qualidade. Isso vai de encontro com o a frase "slogan" que as proprietárias definiram, "escolha sentir-se bem!".
Desta forma, os usuários são conduzidos para um espaço que não só está interessado naquele feedback positivo. Isso, de certa forma, é sobre criar um relacionamento com os clientes. O que a loja quer, no final, é que possam escolher sentirem-se bem.
Desta forma, todos os QR code, assim como chamadas no site, conduzem o usuário para aquele espaço, de opções:
Um caminho, agora com base em valores. É isso que fizemos, juntos, com a Dé&Dry Store de Ribeião Preto. Abaixo, provavelmente uma próxima ideia: cada roupa que traz uma frase para um dia melhor. E no verso, aquele compromisso e oportunidade.