Quem viu viu - o filme De Volta para O Futuro, no cinema ou no VHS. E quem viu viu - aquela praça do Deck Delícia, em Ribeirão Preto na década de 90. Que coisa, que maluco. Realmente, olhando para aquilo tudo, fazia muita gente ver Ribeirão como aquela Califórnia Brasileira (1).
O Deck Delícia ficou na minha memória porque era um mix de muita coisa. Porque era metade shopping center, metade praça. Um local distante, fora do normal. E perto, especial. Era colorido, divertido, animado, inusitado. Mas tinha outra coisa especial sobre o Deck Delícia, algo especial que merece ser resgatado. Era inovação, meio a céu aberto, o Deck Delícia era 3D.
Este projeto “Resgate o Deck Delícia”, traz um pouco aquele projeto, de volta, de volta para inspirar nosso presente e nos guiar para o futuro, iluminar nossos espaços e nossa arquitetura. Se o Deck Delícia voltar, se materializasse na versão 2.0, naquele mesmo local, está tudo bem. Nada demais, Ribeirão pira. Mas mais do que isso, este projeto celebra os elementos daquele projeto inovador. Este projeto resgata o estilo. Resgate o Deck Delícia é isso, é sobre deixar aquela ideia viva, hoje. É sobre nos levar de volta para o futuro, construir um amanhã alegre, colorido e especial.
Essa fase de organização do projeto, conduzida por Marcio S Galli - da Taboca ArtworK - é sobre recriar o Deck Delícia, apresentar os elementos de inovação por meio de uma narrativa que permite que a audiência possa sentir como era - os elementos como foram sentidos.
A complicação:
Sabemos que muita coisa do passado, quando trazida “como é”, por exemplo por meio de fotos, em 3D, não transmite o que quem viu viu. Ou, como dizem, “não chama a atenção”. Isso porque a réplica do passado não se aplica na linguagem do momento. Em outras palavras, voltar como era, resgatar exatamente, é realmente mais lindo para quem esteve lá. Não é nostalgia por nostalgia. Ou é, mas tem a ver com inovação. É como ver uma locomotiva pela primeira vez. Quem viu viu, e se voltar ficará maravilhado. Porém, ao mesmo tempo, simplesmente trazer de volta aquela velha locomotiva, é interessante, é curioso. Mas não é incrível.
A solução:
É por isso que trazer de volta precisa de um contexto, de uma narrativa especial. Desta forma, é necessário em primeiro lugar trazer o a percepção sobre o que era, as sensações. Depois, e após documentar e traduzir como uma nova narrativa, moderna, propomos uma reinvenção adequada ao nosso momento presente. Abaixo, com o objetivo de organizar a proposta deste projeto, apresentamos a motivação. Na sequència, o restage, que propoe o trabalho documental necessário. A terceira parte propoe a releitura.
Minha motivação para essa narrativa - para um roteiro em primeiro lugar - nasceu a partir de outra memória. Foi quando fui para Santiago, no Chile, tive a oportunidade de, digamos assim, ver de novo aquele Deck Delícia. O Parque Arauco:
Conheça mais sobre a experiência do Parque Arauco, procurando na web no Google Imagens, ou no Pinterest. A foto abaixo, disponível sob licença Creative Commons, diz muito sobre o estilo do shopping que reune lojas, alimentação e espaços, como para shows. Fotografia, Parque Arauco, Boulevard del Parque. Fotografia de Amphoth3ra, 26 fev. 2007. CC BY‑SA 3.0:
Existem vários pontos de partida para resgatarmos aquele Deck Delícia. Um deles, é olhar para o espaço hoje, que é a churrascaria Nativas Grill. É um espaço grande, de certa forma imponente, que transmite a ideia de ser reservado, especial. Tornou-se uma grande área, tipo indoor:
É relevante, para o contexto de uma churrascaria. Mas não é fácil ver aquele velho Deck Delícia, colorido, como era. Muitos da cidade tentam/tentaram resgatar. Encontramos, no meio desses esforços, fotos antigas e memórias que muito nos dizem sobre a experiência da época. Considere, por exemplo, a postagem feita sobre o Deck Delícia por Ribeirão Histórica (2) em Dezembro de 2023, na rede social Instagram:
Devemos observar sobre o engajamentos dos usuários, Ribeirão Pretanos. Alguns números: 1721 curtidas e mais de 100 comentários. Nesta seção, contemplamos que precisamos de mais ajuda, para obter fotos e descrições da experiência. Caminhos: entrar em contato com Ribeirão Histórica. Considerar o comentário de um usuário Mabruzavessi que diz que o Deck Delícia era do pai dela.
No sentido da releitura, podemos considerar abrir, com pontos de vista, para avançar antes de definir. Em outras palavras, e como no Design Thinking, abrir antes para depois convergir.
Alegre, infantil:
Sério, estilo Nativas Grill, clássico:
Sobre o projeto - Encontrar e apresentar a proposta do projeto, buscando um padrinho/patrocinador para este projeto. Desta forma, o objetivo é avançar as etapas sugeridas acima assim como discutir entregáveis. Identificar parceiros para a evolução do projeto.
Sobre a etapa "Resgate" - Conduzir pesquisa envolvendo busca em arquivos de fotos da cidade e outros registros históricos. Conduzir entrevistas, a partir das redes de contato, a partir das matérias e redes sociais existentes em Ribeirão Preto. Entregar um documento que traz uma narrativa sobre as emoções e a experiência, como vivida. A intenção dessa etapa é separar imagens (do passado) das emoções vividas, com isso identificar quais imagens (no presente) trariam emoções equivalentes.
Sobre a etapa "Releitura" - Conduzir estudos e levantasr casos de uso de espaços, dentro da modalidade shopping indoor/outdoor, com base no caso do Shopping Arauco de Santiago mas buscando outros casos modernos e compatíveis com essa proposta de releitura.
Sobre a etapa "Web documentário" - Com base em uma revisão futura, a partir desta proposta, redefinir os objetivos de forma que a proposta seja relevante para o público consumidor - uma experiência incrível de shopping indoor/outdoor - e ao mesmo tempo que seja inovadora e relevante para investidores. Criar uma maquete virtual sobre essa nova experiência.
(1) NEVES, Vítor. Veja por qual motivo Ribeirão Preto é conhecida como ‘Califórnia Brasileira’. A Cidade ON, 10 abr. 2024. Disponível em A Cidade On. Acesso em: 22 abr. 2025.
(2) RIBEIRÃO HISTÓRICA. Deck Delícia. (90's). Instagram: @ribeiraohistorica, 10 jan. 2024. Disponível em acesso em: 22 abr. 2025.